
EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES CIRCENSES: “O ESTADO DA ARTE”
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.22960
ISSN1982-8918
AutoresTeresa Ontañón, Rodrigo Mallet Duprat, Marco Antônio Coelho Bortoleto,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoA Educação Física tem experimentado um exponencial crescimento no trato das atividades circenses como conteúdo programático, com consequente incremento da produção acadêmica. O objetivo deste estudo foi descrever o “estado da arte” no que tange às atividades circenses e à educação física por meio de uma revisão bibliográfica da produção acadêmico-científica nacional e internacional. Os resultados indicam que grande parte dos 95 documentos analisados se apresenta em forma de “manuais didáticos” e “relatos de experiência”, com ênfase nos procedimentos técnico-pedagógicos. De modo geral, observamos escassas discussões conceituais e poucos estudos que avançam para além do senso comum e do romantismo pedagógico.
Referência(s)