Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES CIRCENSES: “O ESTADO DA ARTE”

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.22960

ISSN

1982-8918

Autores

Teresa Ontañón, Rodrigo Mallet Duprat, Marco Antônio Coelho Bortoleto,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

A Educação Física tem experimentado um exponencial crescimento no trato das atividades circenses como conteúdo programático, com consequente incremento da produção acadêmica. O objetivo deste estudo foi descrever o “estado da arte” no que tange às atividades circenses e à educação física por meio de uma revisão bibliográfica da produção acadêmico-científica nacional e internacional. Os resultados indicam que grande parte dos 95 documentos analisados se apresenta em forma de “manuais didáticos” e “relatos de experiência”, com ênfase nos procedimentos técnico-pedagógicos. De modo geral, observamos escassas discussões conceituais e poucos estudos que avançam para além do senso comum e do romantismo pedagógico.

Referência(s)