
As exposições universais e o cinema: história e cultura
2011; National History Association; Volume: 31; Issue: 61 Linguagem: Português
10.1590/s0102-01882011000100012
ISSN1806-9347
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO artigo tem por objetivo examinar a presença do cinema nas exposições universais entre 1893 (World's Columbian Exposition, Chicago) e 1939 (New York World's Fair). Integrante de uma cultura visual construída por esses espaços dedicados a celebrar o capitalismo, o cinema tem sua trajetória identificada à das diferentes feiras mundiais pela sua capacidade de entreter e, ao mesmo tempo, educar. Consolidando-se como meio de comunicações de massas em meio à Primeira Guerra Mundial, participará de maneira mais intensa das disputas simbólicas de um mundo prestes a entrar em seu segundo conflito mundial. Atingirá um público mais amplo, constituindo-se na principal 'vitrine' em que a nação projeta as virtudes a serem comemoradas. O novo grande espetáculo visual assumirá, nesse quadro, maior destaque por meio de filmes idealizados como verdadeiros monumentos cinematográficos.
Referência(s)