Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TEMPOS DE ESCOLA: NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DISCENTE AO OFÍCIO DOCENTE

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.28131

ISSN

1982-8918

Autores

Aline Oliveira Vieira, Wagner dos Santos, Amarílio Ferreira Neto,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este estudo teve como objetivo dar visibilidade aos espaços formativos identificados por professores de Educação Física do ensino médio da rede estadual do Espírito Santo, como significativos em suas histórias e práticas profissionais. Usa, como referencial teórico-metodológico, as narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Os professores identificam como espaços formadores: as experiências sociocorporais vivenciadas inicialmente e/ou ampliadas nos tempos de graduação, as aprendizagens trocadas nos diálogos com colegas e professores da graduação, em momentos extraclasse, e a participação em cursos de extensão universitária e estágios.

Referência(s)