Artigo Revisado por pares

ESTIMULAÇÃO CEREBRAL E APRENDIZAGEM MOTORA: EFEITOS NO APRENDIZADO DO JOGO DE BOLICHE

2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Fabrí­cio Bruno Cardoso, Sérgio Machado, José Eduardo Lattari R. Prati,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a influencia de um programa de treinamento de estimulacao cerebral com estimulos auditivos, na aprendizagem motora e memorizacao, na aprendizagem do jogo de boliche. Foram selecionadas aleatoriamente 20 criancas com faixa etaria de 7 a 8 anos, na qual foram divididas em Grupo Experimental (GE) e Grupo de Controle (GC), tendo o GE realizado um programa de 36 sessoes de treinamento Boliche com duracao de 45 minutos paralelamente ao programa de treinamento de estimulacao cerebral com estimulos auditivos com duracao de 35 minutos. Ja o GC realizou somente o programa de Boliche com o mesmo numero de sessoes e mesma duracao. Os dados pre e pos-programa revelaram que o Grupo Experimental na qual utilizou o programa de treinamento de estimulacao cerebral por estimulos auditivos, foi significativamente superior ao Grupo Controle (p=0.05) em relacao a performance em aprendizagem e memorizacao. Conclui-se que os resultados aqui descritos sao substanciais no que diz respeito a interatividade entre um programa de treinamento de estimulacao cerebral por estimulos auditivos e aprendizagem motora e memorizacao.

Referência(s)