
O domicílio como espaço educativo para o autocuidado de puérperas: binômio mãe-filho
2006; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072006000200012
ISSN1980-265X
AutoresDafne Paiva Rodrigues, Ana Fátima Carvalho Fernandes, Raimunda Magalhães da Silva, Maria Socorro Pereira Rodrígues,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAnalisa as representações sociais de puérperas sobre o cuidado de enfermagem e os ensinamentos recebidos, durante o ciclo puerperal, acerca do autocuidado e do cuidado com seu filho. Realizado em um hospital público de Fortaleza - Ceará e nos domicílios de sete puérperas. O cuidado foi representado com insatisfação pelas puérperas, as quais reportaram-se às orientações recebidas durante a gestação para os cuidados no puerpério, representando-o como um lugar de abandono e que necessita de uma ênfase maior nas orientações e na atenção dispensada à mulher. Por outro lado, a prática educativa possibilitada pelas visitas domiciliares às puérperas foi revelada pelas mesmas como um suporte importante e que deve ser implementada nas instituições de saúde de maneira mais efetiva. Consideramos que a puérpera apresenta uma deficiência de informações sobre o cuidado de si e de seu filho e que necessita de uma rede de apoio para torná-la apta ao desempenho satisfatório da maternidade.
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