Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s2175-62362014000100012

ISSN

2175-6236

Autores

Marco Antônio Torres, Marco Aurélio Máximo Prado,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Neste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar.

Referência(s)