
Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s2175-62362014000100012
ISSN2175-6236
AutoresMarco Antônio Torres, Marco Aurélio Máximo Prado,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNeste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar.
Referência(s)