Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação

2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 29; Issue: 104 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302008000300004

ISSN

1678-4626

Autores

Douglas Kellner, Jeff Share,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Neste artigo, exploram-se as bases teóricas da educação para a leitura crítica da mídia e analisam-se diferentes abordagens a serem empregadas em seu ensino. Ao combinar estudos culturais com pedagogia crítica, defendemos uma discussão em defesa da alfabetização crítica da mídia, que vise a ampliar a noção de alfabetização, incluindo uma ampla variedade de formas de cultura midiática, informações e tecnologias da comunicação e novos meios de comunicação, além de aprofundar o potencial da alfabetização para analisar criticamente relações entre os meios de comunicação e as audiências, a informação e o poder. Utiliza-se uma abordagem multiperspectivista, tratando de questões de gênero, raça, classe e poder, para explorar as inter-relações entre a alfabetização midiática, os estudos culturais e a pedagogia crítica. Nossa versão de alfabetização digital integra análise e produção e visa a dar poderes aos alunos para que tenham plena participação em sua sociedade. Assim, essa visão promove a democracia radical e a justiça social.

Referência(s)