
TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE MERCADO PARA A FRUTICULTURA
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18539/cast.v10i2.738
ISSN2317-2436
AutoresJosé Carlos Fachinello, Casiane Salete Tibola,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoOs consumidores estao conscientes sobre a importância da selecao de alimentos saudaveis na prevencao de doencas e na melhoria da qualidade de vida, sendo mais exigentes com relacao a qualidade e inocuidade. Os supermercados estao oferecendo secoes de frutas atraentes, com embalagens adequadas e praticidade oferecendo frutas prontas para consumir. As estrategias para atender as novas demandas exigem uma visao diferenciada priorizando a qualidade da fruta e o meio ambiente, para atender a estas demandas deverao ser adotadas tecnicas de producao preconizadas pelos sistemas de producao integrada e orgânica de frutas. A rastreabilidade apresenta-se como um requisito de todos os sistemas de gestao da qualidade, possui a finalidade de garantir a seguranca alimentar, assegurar o direito a informacao do consumidor, destacar a origem da producao e aperfeicoar a organizacao das cadeias produtivas. Para melhorias no setor de comercializacao deve-se atender os seguintes aspectos: inovacao, aumento da “vida de prateleira” e profissionalizar a comercializacao: regularidade, qualidade e associacao dos produtores. As novas cultivares deverao manter a producao de frutos com qualidade e produtividade, resistentes as adversidades climaticas, pragas e doencas, bem como frutas mais praticas para o consumo. Neste cenario, a producao e o consumo de alimentos sadios, produzidos com uma clara consciencia ecologica converte-se em uma oportunidade viavel para a agricultura. O significativo aumento da demanda por esse tipo de produto, reflete uma nova orientacao nas preferencias dos consumidores, para alimentos gerados com tecnicas nao agressivas ao meio ambiente, sadios e nutritivos.
Referência(s)