Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0103-65642011005000028

ISSN

1678-5177

Autores

Maria Isabel da Silva Leme,

Tópico(s)

Language, Discourse, Communication Strategies

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas.

Referência(s)