Artigo Acesso aberto

A Humanização nas Ações Educativas Realizadas em uma Unidade Básica de Saúde no Município de Lagarto/ Se

2014; Linguagem: Português

10.5151/medpro-cihhs-10585

ISSN

2357-7282

Autores

Jamilly Santos Araujo, Jamilly Santos Araujo, Thaynara Fontes Almeida, Mírzia Lisboa Fontes, Maísa Alves Andrade, Maycon Santana Bispo, Maria Socorro Claudino Barreiro,

Tópico(s)

Breastfeeding Practices and Influences

Resumo

INTRODUÇÃO: a educação em saúde surgiu nos Estados Unidos da América no ano de 1909, em que, baseava-se na transmissão do conhecimento e na domesticação das pessoas, e se fundamentava na perspectiva de responsabilizar a população pelos seus problemas de saúde. o ministério da saúde, desde a década de 1980 vem trazendo estes caminhos e tentando mudar os enfoques das ações educativas. Essas ações passaram a ser vistas como um processo capaz de desenvolver a reflexão e a consciência crítica das pessoas, principalmente sobre as causas de seus problemas de saúde, devendo ser centrada na problematização e na leitura das diferentes realidades, valorizando as experiências de indivíduos e grupos sociais. As atividades educativas são fundamentais para o desenvolvimento humano, visto que, elas além de prevenir, promovem a saúde. a educação em saúde serve para levar o conhecimento para a sociedade, deixando-a informada para o cuidado a sua saúde. OBJETIVO: Desenvolver assistência por meio de ações educativas, integrais e interdisciplinares a usuários de unidade básica do munícipio de Lagarto-SE. METODOLOGIA: relatar a atividade após consultas de pré-natal, em que foi desenvolvida ação de educação em saúde para as futuras mães. RESULTADO: Após a consulta de pré-natal os alunos de enfermagem organizaram uma atividade educativa – palestra dinamizada em que, foi abordada a temática do aleitamento materno a futuras mães. Antes da palestra foi feita uma apresentação das gestantes e investigado o que elas entendiam sobre o aleitamento. As mesmas relataram que amamentação é muito importante nos primeiros seis meses de vida do bebê e que durante esse período não era necessário adicionar outros alimentos. Também, foram abordadas quanto ao adicionamento de outros líquidos e uma das gestantes disse, que poderia dar água e chás nos primeiros seis meses e o leite materno. Outras disseram que o leite materno tinha a quantidade suficiente do que seria necessário para o bebê, pois havia escutado de outras mulheres, que já haviam amamentado. Após a discussão com as futuras mães, foi iniciada a palestra e pontos como: importância, amamentação exclusiva, cuidados com a mama, tempo certo para adicionar outros alimentos na dieta do bebê e composição do leite materno, logo após a apalestra, foi desenvolvida uma dinâmica a qual se prosseguiu com a realização de perguntas para que as gestantes, com intuito de observar se foi possível alcançar um feedback positivo. CONSLUSÃO: a atividade educativa torna a assistência mais humanizada, em virtude de fornecer uma atenção não apenas voltada para o cuidado, mas também na prevenção e promoção da saúde, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento da criança nos seis primeiro meses de sua vida. 1-BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Atividade educativa, pensamento e linguagem: contribuições da psicologia histórico-cultural. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 15, n. 2, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200014. Acesso em 18 de janeiro de 2014. 2- NAKANO, Ana Márcia Spanó; MAMEDE, Marli Villela. a prática do aleitamento materno em um grupo de mulheres brasileiras: movimento de acomodação e resistência. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], vol.7, 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000300010. Acesso em 08 de novembro de 2013.

Referência(s)
Altmetric
PlumX