Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cooperação internacional educacional, colonialidade e emancipação: o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste e a formação de professores

2014; Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português

10.21713/2358-2332.2015.v12.499

ISSN

2358-2332

Autores

Patrícia Barbosa Pereira, Suzani Cassiani, Irlan von Linsingen,

Tópico(s)

Peacebuilding and International Security

Resumo

Apresentamos uma reflexão epistemológica da cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste, focando na formação de quadros das diferentes instituições de ensino, principalmente das ações de professores brasileiros na formação de professores do Timor-Leste. Partimos do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). Consideramos a importância de situar o leitor a respeito: de fatos que marcaram a história do país; do processo de globalização; do processo de aproximação e parceria do Brasil no campo da educação, incluindo a científica. Realizamos análises baseadas em reflexões sobre a colonialidade do poder e algumas atuações assistencialistas, visando repensar questões sobre a internacionalização da universidade brasileira, incluindo aquelas relacionadas aos programas de cooperação sul-sul.

Referência(s)