Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Produção e potencial agrícolas de alimentos destinados à alimentação escolar em Goiás e no Distrito Federal, na Região Centro-Oeste do Brasil

2013; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1415-52732013000200011

ISSN

1678-9865

Autores

Estelamaris Tronco Mônego, Veruska Prado Alexandre, Lucilene Maria de Sousa, Karine Anusca Martins, Juliano Queiroz Santana Rosa, Priscila Laís Coelho de Souza, Jaqueline Nascimento de Assis,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar a produção e o potencial produtivo de hortaliças, frutas e frutos nativos do Cerrado, em Goiás e no Distrito Federal, com vistas à sua inserção na alimentação escolar, conforme a Lei Federal nº 11.947/2009. MÉTODOS: Foi realizado estudo quantitativo descritivo durante 2009, em cinco mesorregiões de Goiás e no Distrito Federal. Para produção agrícola, consideraram-se dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e estimativas de produção de 2003-2007. Obteve-se o potencial agrícola a partir da temperatura média anual por mesorregião e faixas de temperaturas ótimas por cultura. Os alimentos selecionados foram classificados em escala de produção (menor, média ou alta) e potencial agrícola (ótimo, médio ou baixo). RESULTADOS: Foi observado que a produção de frutas e hortaliças concentrou-se no Centro, Leste e Sul do Estado, enquanto o Noroeste e Norte apresentaram menor aproveitamento produtivo. As culturas mais exploradas foram limão, alface, manga, banana e caju. O Distrito Federal teve menor aproveitamento do potencial produtivo em relação a três mesorregiões de Goiás (sem corrigir o índice para área real cultivada). Identificou-se a carência de dados oficiais sobre os frutos do Cerrado. CONCLUSÃO: O estudo mostrou as diferenças regionais quanto à produção de alimentos viáveis à alimentação escolar e também destacou o potencial produtivo a ser alcançado, considerando o desenvolvimento sustentável.

Referência(s)