A Memória e o Impacto do Trauma: Numa Perspectiva Desenvolvimental
2010; Ordem dos Médicos; Linguagem: Português
ISSN
1646-0758
AutoresMaria Lúcia Seidl de Moura, José Luis Estrada,
Tópico(s)Memory Processes and Influences
ResumoPretende-se realizar uma revisao sobre as estruturas neuroanatomicas e os processos de neurotransmissao e de modulacao neuronal envolvidos na memoria. A memoria e vista como um processo activo, baseado na reuniao de variados aspectos dos padroes de activacao neuronal, num processo dependente da experiencia. Descreve-se a importância das regioes limbicas e sua inter-relacao no processamento da memoria, desde a codificacao ate a consolidacao que implica uma reestruturacao neuronal. Procede-se a caracterizacao dos tipos de memoria (implicita e explicita) e suas caracteristicas, a relacao com as diferentes fases do desenvolvimento, tocando alguns aspectos mais descritivos de diferentes componentes da memoria. Numa perspectiva contextual sao tambem focadas as areas da amnesia infantil, a lembranca, o esquecimento e o trauma. O esquecimento e parte essencial da memoria explicita. Varios estudos apontam para um efeito de curva em U invertida, em relacao com o impacto emocional. Eventos com intensidade moderada a elevada parecem ser etiquetados como importantes (envolvimento de estruturas do sistema limbico como a amigdala e o cortex orbito-frontal) e sao mais facilmente recordadas no futuro. Se os eventos sao muitos intensos o processamento no hipocampo da codificacao memoria explicita e subsequentemente a recordacao sao inibidos, ha tambem um bloqueio da consolidacao cortical da experiencia, porem mantem-se a memoria implicita, que pode levar a vivencia de imagens intrusivas nao elaboradas. No que concerne ao trauma, levanta-se a questao da precisao da memoria e do seu impacto, tanto ao nivel das implicacoes neurofisiologicas como das consequencias psicopatologicas. As alteracoes ao nivel das neurotransmissoes induzidas pelo stress vao condicionar alteracoes na mielinizacao, sinaptogenese e neurogenese, que podem levar a alteracoes a longo prazo em varias regioes do cerebro entre as quais a amigdala. Nestas condicoes, o processo explicito e a aprendizagem podem ser cronicamente impedidas, para alem do risco importante para o desenvolvimento de psicopatologia, nomeadamente: Perturbacao da Personalidade, Perturbacoes de Humor (depressao); Perturbacoes de Ansiedade; Perturbacoes Dissociativas e maior risco de Psicose.
Referência(s)