
Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores
2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2014/0183759
ISSN2175-3539
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA aprendizagem autorregulada é um construto que vem ganhando destaque na Psicologia Educacional, nos dias de hoje, uma vez que engloba vários aspectos imprescindíveis à aprendizagem no contexto educativo. Assim, tendo como referencial teórico os principais modelos de aprendizagem autorregulada, os objetivos deste artigo são: 1- descrever e analisar os fundamentos da aprendizagem autorregulada e seus conceitos-chave; 2- mostrar a relevância desse constructo para a formação de professores. Tem-se em vista contribuir não só para uma formação de professores com essas qualidades, mas também para a construção de uma cultura educacional que fomente a promoção da autorregulação da aprendizagem como meta fundamental dos projetos psicopedagógicos das escolas.
Referência(s)