Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores

2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2014/0183759

ISSN

2175-3539

Autores

Evely Boruchovitch,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A aprendizagem autorregulada é um construto que vem ganhando destaque na Psicologia Educacional, nos dias de hoje, uma vez que engloba vários aspectos imprescindíveis à aprendizagem no contexto educativo. Assim, tendo como referencial teórico os principais modelos de aprendizagem autorregulada, os objetivos deste artigo são: 1- descrever e analisar os fundamentos da aprendizagem autorregulada e seus conceitos-chave; 2- mostrar a relevância desse constructo para a formação de professores. Tem-se em vista contribuir não só para uma formação de professores com essas qualidades, mas também para a construção de uma cultura educacional que fomente a promoção da autorregulação da aprendizagem como meta fundamental dos projetos psicopedagógicos das escolas.

Referência(s)