Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Novos rumos para o ensino médio noturno: como e por que fazer?

2005; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 13; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362005000300005

ISSN

1809-4465

Autores

Lia Rodrigues Gonçalves, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos, Álvaro Mariano dos Passos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo se refere à necessidade de se propiciar um canal de reflexão, discussão e ação junto aos professores que atuam no ensino médio noturno e, conseqüentemente, promover a melhoria de um ensino, que há muito tempo é apenas um simulacro. Para tal, apresentamos alguns resultados da investigação iniciada em dezembro de 2003 no Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo - Baixada Fluminense/RJ, entre alunos e professores, equipe técnica e gestores. Queremos evidenciar a complexidade do processo de mudança, pois representa um desafio. Não se muda por decreto ou querência deste ou daquele grupo. Mudança é processo e sendo assim, exige um árduo trabalho de desconstrução e reconstrução a que os atores desse processo terão que se dedicar com competência, contínua e pacientemente. Não se trata apenas de mudar, mas de inovar.

Referência(s)