Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO! O QUE FAZER COM MEU MARKETING MIX? O CASO DA RAMADHES & CIA LTDA

2014; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13058/raep.2014.v15n1.46

ISSN

2358-0917

Autores

João Batista Soares Neto, Anielson Barbosa da Silva, André Gustavo Carvalho Machado,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

<p>Este caso descreve, com base em fatos reais, a situação de mercado vivenciada pelo Sr. Rodrigo Ramadhes, diretor da Ramadhes &amp; Cia Ltda., empresa situada no interior de Minas Gerais com mais de 60 anos de história. A empresa é uma das principais produtoras de cintos, mochilas e bolsas da América do Sul. Ao longo dos anos 2000, o grupo Ramadhes &amp; Cia Ltda. desenvolveu, dentro do seu mix de acessórios, a linha de cintos Madhes, principal produto da empresa e seu sucesso era creditado às políticas do composto de Marketing que conseguiram alinhar o preço, o canal de distribuição e um mix de comunicação a uma concepção de marca pautada em atributos e benefícios funcionais. À luz do Marketing mix, o cenário era favorável para os cintos<br />Madhes, mas o crescimento do pib e dos produtos chineses, entre eles o cinto, incomodava Rodrigo Ramadhes, que chegava a pensar em transferir o parque fabril da Ramadhes &amp; Cia Ltda. de Minas Gerais para a China em busca de uma maior competitividade. Ele refletia diariamente quais as eventuais implicações desta possível transferência para o composto de Marketing da empresa, diante de uma situação presente favorável, sólida e promissora em termos de mercado.<br /><br /></p>

Referência(s)