
Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa
2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 118 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302012000100011
ISSN1678-4626
AutoresAlfredo Macedo Gomes, Karine Numes de Moraes,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO estudo analisa o processo de expansão da educação superior no Brasil nas últimas três décadas, com especial atenção para o período que cobre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Examinam-se as seguintes questões: podemos afirmar que o Brasil contemporâneo produziu um sistema de massa? Se sim, como e por meio de que políticas têm se processado a mudança para o sistema de educação superior de massa? Para analisar tal problemática nos apoiamos principalmente na perspectiva teórica desenvolvida por Trow e nos dados estatísticos gerados pelo Censo da Educação Superior e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A principal linha de argumentação gira em torno da transformação da educação superior em "sistema de massa", indicando fases de crescimento, características predominantes e por meio de quais políticas tem se processado a transição do sistema de elite para o sistema de educação superior de massa.
Referência(s)