Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa

2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 118 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302012000100011

ISSN

1678-4626

Autores

Alfredo Macedo Gomes, Karine Numes de Moraes,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O estudo analisa o processo de expansão da educação superior no Brasil nas últimas três décadas, com especial atenção para o período que cobre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Examinam-se as seguintes questões: podemos afirmar que o Brasil contemporâneo produziu um sistema de massa? Se sim, como e por meio de que políticas têm se processado a mudança para o sistema de educação superior de massa? Para analisar tal problemática nos apoiamos principalmente na perspectiva teórica desenvolvida por Trow e nos dados estatísticos gerados pelo Censo da Educação Superior e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A principal linha de argumentação gira em torno da transformação da educação superior em "sistema de massa", indicando fases de crescimento, características predominantes e por meio de quais políticas tem se processado a transição do sistema de elite para o sistema de educação superior de massa.

Referência(s)