ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO-OBRIGATÓRIO: uma ferramenta de capacitação para os alunos do Curso de Biblioteconomia, estagiários do CEDOC da TV Cabo Branco

2008; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1809-4775

Autores

Rosineide Nóbrega de Queiroz,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Discorre sobre a pesquisa realizada no Centro de Documentacao (CEDOC) da TV Cabo Branco, com os estagiarios do Curso de Graduacao em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraiba. O objetivo da pesquisa e analisar o estagio curricular nao-obrigatorio realizado no CEDOC da emissora, como uma ferramenta de capacitacao. A metodologia inclui uma pesquisa bibliografica e na Internet, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. Na pesquisa documental utilizamos a Resolucao 47/2007 que normaliza os estagios supervisionados, sejam esses obrigatorios ou nao-obrigatorios, o Projeto Politico Pedagogico mais precisamente as mudancas concernentes a implantacao do Laboratorio de Praticas Integradas, alem de outros documentos que favoreceram ampliar o conhecimento da tematica. A pesquisa de campo abrangeu um questionario, aplicado via Internet, aos ex-estagiarios do CEDOC. Adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa, atraves da Analise de Conteudo de Bardin. Os resultados alcancados apontam para compatibilidade dos conteudos ministrados no Curso de Biblioteconomia com as atividades desenvolvidas no CEDOC, embora os respondentes tenham sugerido a necessidade de ampliacao tanto dos conteudos quanto das praticas biblioteconomicas. Concluimos que o estagio curricular nao-obrigatorio do Curso de Biblioteconomia se constitui uma ferramenta de capacitacao indispensavel a formacao do bibliotecario, sendo realizado dentro de qualquer unidade de informacao, seja uma biblioteca tradicional, ou em outras unidades como jornais, emissoras de televisao e radio, editoras, centros de documentacao, dentre outros. A organizacao, o tratamento e a disseminacao da informacao sao atividades que o bibliotecario pode desenvolver em qualquer ambiente moldado pelas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs).

Referência(s)