Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os jogos eletrônicos no cotidiano dos alunos do 9° ano do ensino fundamental

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/etd.v15i3.1275

ISSN

1676-2592

Autores

Aline Fernanda Ferreira, Suraya Cristina Darido,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Um dos desafios enfrentados pela educação é o de pensar em como utilizar as TIC de maneira efetiva para proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada que alie os conhecimentos científicos com os conhecimentos adquiridos pelos alunos por meio do uso cotidiano e intenso das tecnologias, como os jogos eletrônicos. Estes podem se constituir em estratégias de ensino possibilitando que o aluno aprenda brincando conceitos, valores e atitudes referentes aos conteúdos escolares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar quais são os jogos eletrônicos preferidos dos alunos do 9° ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Rio Claro, além do tempo, local e plataforma de jogo. Este estudo fundamentando-se na Pesquisa Descritiva. Como instrumento para a coleta de dados foi elaborado um questionário com questões fechadas e abertas referentes aos objetivos propostos. Os resultados apontaram que 95% dos alunos gostam de brincar com os jogos eletrônicos durante todos os dias da semana, sendo o computador o mais utilizado e o celular a plataforma que os alunos passam mais tempo jogando. Os jogos mais preferidos destes alunos são, respectivamente os esportivos, de passatempo, de ação, plataforma e RPG. Como consequência deste estudo espera-se que os professores se conscientizem da necessidade de se inserir no mundo dos alunos, se motivem para formularem mais estratégias e aulas contextualizadas e lutem pelas mudanças necessárias para a efetivação dos usos das TIC na educação.

Referência(s)