Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v7i2.16059

ISSN

1980-6183

Autores

Flavia Dayana Noronha, Rúbia-Mar Nunes Pinto,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de seqüenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança. PALAVRAS-CHAVE: educação – educação física – capoeira – proposta pedagógica –trato com o conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX