
CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v7i2.16059
ISSN1980-6183
AutoresFlavia Dayana Noronha, Rúbia-Mar Nunes Pinto,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de seqüenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança. PALAVRAS-CHAVE: educação – educação física – capoeira – proposta pedagógica –trato com o conhecimento.
Referência(s)