
Jornalismo, Assessoria de Imprensa e seus condicionantes organizacionais: Uma reflexão a partir das Teorias do Jornalismo
2014; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português
10.5902/217549779068
ISSN2175-4977
AutoresFrancisco Paulo Jamil Marques, Edna Miola, Nayana Siebra,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO trabalho examina se (e em que extensão) os profissionais de Assessoria de Imprensa adotam, efetivamente, quadros de referência deontológicos típicos do Jornalismo. Em primeiro lugar, são discutidas as singularidades que marcam as atividades cotidianas de jornalistas e de assessores de imprensa. Em seguida, o texto analisa as características da Teoria Organizacional, dedicada a compreender os constrangimentos que as empresas impõem aos produtores de informação. A partir da literatura e da verificação de um conjunto de ilustrações, conclui-se haver uma tensão permanente entre jornalistas e assessores. A atuação de ambos os profissionais, porém, encontra-se fortemente subsumida à orientação de seus empregadores.http://dx.doi.org/10.5902/217549779068
Referência(s)