Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Circo social e práticas educacionais não governamentais

2006; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822006000300009

ISSN

1807-0310

Autores

Lília Ferreira Lobo, Tiago Cassoli,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

A pesquisa qualitativa em tela tenta analisar o circo social cujo objetivo refere-se à inclusão social de jovens das periferias através das artes do circo. Algumas práticas desenvolvidas por organizações educacionais não governamentais no contexto das políticas públicas neoliberais serviram-nos de recorte. Para tal selecionamos como referências teóricas a genealogia de Michel Foucault, o conceito nietzscheano de arte trágica, de cultura cômica popular em Bakhtin e de circo através de seus pesquisadores no Brasil. Indagamos: como vem se dando a aliança, não mais da filantropia com a ciência, mas atualmente com as artes, particularmente o circo? Estaria a arte sob o domínio de uma nova tecnologia?

Referência(s)