
O significado da prática docente na constituição do saber ensinar das professoras do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí
2010; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072010000100008
ISSN1980-265X
AutoresMaria Zélia de Araújo Madeira, Maria da Glória Lima,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO estudo buscou averiguar os saberes mobilizados da docência e analisar as contribuições dos saberes na prática pedagógica das professoras do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. De natureza socioeducacional na perspectiva descritivo-interpretativa, utilizou a abordagem da História Oral. Os sujeitos foram 10 professoras do curso. A coleta de dados desenvolveu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, no período de setembro de 2005 a abril de 2006. Empregou-se a análise de conteúdo de Bardin. Distinguiu-se, então, as seguintes categorias: a necessidade de uma formação específica para exercer a docência, os saberes valorizados pelos docentes nas práticas de ensinar e o sentido da experiência no exercício profissional docente. Emana das falas das interlocutoras que os saberes são produzidos na escola durante a formação inicial de professores e no decorrer da prática docente, revelando que são, igualmente, mobilizados, pois sem essa mobilização teremos apenas o conhecido fenômeno da reprodução de saberes.
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