Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogo, mimese e infância: o papel do jogar infantil nos processos de construção do self

2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782010000200003

ISSN

1809-449X

Autores

Tamara Grigorowitschs,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O artigo aborda, de uma perspectiva sociológica, o papel do jogo nos processos de socialização infantil e de formação do self na infância, lançando mão de autores clássicos como Walter Benjamin e George Herbert Mead e de alguns de seus intérpretes contemporâneos, como Gunter Gebauer e Christoph Wulf, autores que organizaram essa discussão em torno do conceito de mimese. Apresenta também uma análise de duas "imagens" presentes em Infância em Berlim por volta de 1900, de autoria de Walter Benjamin, que retratam, de forma autobiográfica, o papel do jogo para a formação do self na infância.

Referência(s)