Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Mini-Exame do Estado Mental em uma população geral: impacto da escolaridade

1994; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 52; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0004-282x1994000100001

ISSN

1678-4227

Autores

Paulo Henrique Ferreira Bertolucci, Sônia Maria Dozzi Brucki, Sandra R. Campacci, Yára Juliano,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

O Mini-Exame do Estado Mental (MEM) foi aplicado em 530 indivíduos, classificados segundo suas idades e escolaridades, para avaliarmos o desempenho dessa população de nosso meio. Constatou-se que, para essa amostra, a idade não interferiu nos escores alcançados. Entretanto, ao comparar quatro níveis de escolaridade (analfabetos, baixa, média e alta) obtivemos diferença estatística significante (p<0,0001) entre os escores, exceto para os indivíduos de baixa e média escolaridade quando comparados entre si. Foram estipulados valores de corte para cada grupo, tomando-se como referência o percentil 5% da porção inferior da curva de distribuição dos valores dos escores. Estes foram: 13 para analfabetos, 18 para baixa e média e 26 para alta escolaridade. Comparando-se estes resultados aos obtidos com o MEM em 94 indivíduos com déficits cognitivos comprovados, utilizando os níveis de corte por nós determinados encontramos: sensibilidade de 82,4% para analfabetos, 75,6% para baixa e média e 80% para alta escolaridade; e especificidade de 97,5% para analfabetos, 96,6% para baixa e média e 95,6% para alta escolaridade. Acreditamos que devam ser utilizados níveis de corte diferenciados para cada escolaridade a fim de que erros diagnósticos possam ser minimizados.

Referência(s)