Interação e comunicação em ambientes virtuais de aprendizado - Interaction and communication in virtual environments of learning
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-0695
AutoresJosué Laguardia, Rejane Ramos Machado, Eliana Coutinho,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoCom a introducao de novas ferramentas de comunicacao na educacao, a interacao entre participantes do processo de aprendizado online tornou-se fundamental na concepcao de estrategias pedagogicas, pois permite que os alunos aprendam de forma colaborativa. Este estudo e uma pesquisa descritiva que tem como objetivo identificar na literatura cientifica os fatores que influenciam a interacao dos participantes na comunicacao assincrona. Na revisao sistematica os documentos foram examinados por tipo de estudo, populacao, hipotese, achados e limitacoes, considerando a eficacia do aprendizado a partir das interacoes nos ambientes virtuais e o uso da comunicacao assincrona nos cursos de pos-graduacao. Os achados dos estudos foram agrupados segundo as seguintes categorias: ambiente e comunicacao mediada por computador, tutoria, estrategias pedagogicas dos tutores, habilidades cognitivas e metacognitivas e integracao. Concluiu-se que o uso de tecnologias nos ambientes virtuais de aprendizado facilita a reflexao e melhora a participacao e a comunicacao dos alunos e que a comunicacao online e efetiva na construcao do conhecimento dos alunos e no desenvolvimento do pensamento critico. Palavras-chave: Comunicacao mediada por computador. Interacao. Ambientes virtuais de aprendizado. Comunicacao assincrona. Estrategias pedagogicas. Link para o texto completo (HTML) http://dgz.org.br/ago10/Art_03.htm
Referência(s)