Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes

2007; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 23; Issue: 10 Linguagem: Português

10.1590/s0102-311x2007001000019

ISSN

1678-4464

Autores

Renata Jardim, Sandhi Maria Barreto, Ada Ávila Assunção,

Tópico(s)

Dysphagia Assessment and Management

Resumo

A disfonia limita o trabalho docente e compromete a qualidade de vida do professor. O presente trabalho investigou fatores associados à pior qualidade de vida relacionada à voz em 2.133 professoras da rede municipal de ensino fundamental de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A qualidade de vida foi mensurada pelo Protocolo de Qualidade de Vida e Voz, um questionário internacional padronizado com dois domínios: sócio-emocional e físico. As professoras foram agrupadas segundo o escore final dos domínios, sendo o menor quartil definido como ponto de corte para uma pior qualidade de vida relacionada à voz. Menor criatividade no trabalho e relacionamento ruim com alunos estiveram associados com a pior qualidade de vida relacionada à voz em ambos os domínios. Transtorno mental (GHQ12 > 4) esteve associado somente ao domínio sócio-emocional, e ruído na sala de aula apenas ao componente físico. Os resultados indicam que a qualidade de vida é uma dimensão fundamental para analisar a disfonia no trabalho docente e que condições ruins de trabalho estão associadas a uma pior qualidade de vida relacionada à voz.

Referência(s)