
Estágio curricular Supervisionado: percepções do aluno-terapêuta em Fonoaudiologia no âmbito hospitalar
2012; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462012005000082
ISSN1982-0216
AutoresMoisés Andrade dos Santos de Queiroz, Camila Lima Verde Teixeira, Cleiciane Martins Braga, Kelly Alves de Almeida, Rakel Ximenes Pessoa, Rita de Cássia Araújo Almeida, Thamyris Marron de Mesquita, Maria Cláudia Mendes Caminha Muniz,
Tópico(s)Qualitative research in health
ResumoOBJETIVO: construir uma descrição da percepção dos estagiários do curso de fonoaudiologia em leito hospitalar. MÉTODO: pesquisa realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II em Fonoaudiologia do último semestre do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza no período de fevereiro a junho de 2010. Optou-se por uma abordagem qualitativa registrando-se, por parte dos estagiários-pesquisadores, suas impressões pessoais, por meio da construção de diários e notas de campo, no atendimento a pacientes neurogênicos à beira do leito. RESULTADOS: as categorias encontradas dividiram-se em: ansiedade e frustração; insegurança e incapacidade; angústia, tristeza e medo; empoderamento profissional; empatia e lembranças e; sentimentos negativos. Os sentimentos ressaltaram o medo de intervir com o paciente. Porém, a rotina faz o estagiário mais seguro quanto aos seus procedimentos e, com o tempo, é possível controlar os sentimentos em relação às medidas a serem tomadas junto ao paciente. CONCLUSÃO: concluiu-se que as percepções referidas pelos estagiários estão diretamente relacionadas ao impacto emocional inicial. A falta da vivência interfere na atuação, fazendo o aluno buscar o apoio do docente. É pela experiência que o estagiário adquire conhecimento técnico-prático, proporcionando uma reflexão crítica que o leva à autoconfiança. A importância de levar o aluno ao pensamento crítico-reflexivo torna-o um profissional consciente de seu papel na sociedade, possibilitando a um atendimento mais humanizado e diferenciado implicando em uma melhora na qualidade de atendimento do paciente debilitado.
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