Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gestão do conhecimento em uma estrutura organizacional em rede

2009; SciELO; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-19652009000100004

ISSN

1518-8353

Autores

Rodrigo Valio Domínguez Gonzalez, Manoel Fernando Martins, José Carlos de Toledo,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

As relações de parceria são cada vez mais comuns entre as organizações, criando estruturas de relações em rede. E uma importante tarefa que emerge nas empresas prestadoras de serviço é a gestão do conhecimento, visando a melhorar seus processos. O objetivo deste artigo é analisar como os aspectos organizacionais, de ordem técnica e social, de uma estrutura organizacional em rede facilitam a gestão do conhecimento a fim de promover atividades de melhoria contínua. A empresa pesquisada, uma prestadora de serviços industriais, implementou uma estrutura de sites full service, responsáveis por atividades de rotina e de melhoria, em tempo integral, nos clientes, além de centros de excelência, que promovem o processo de gestão do conhecimento (GC). Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso exploratório. O resultado da pesquisa aponta que o fluxo de conhecimento entre os indivíduos e entre os diversos sites é intensificado devido às interações em rede, aumentando o potencial da organização em promover melhorias.

Referência(s)