Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Prática esportiva e participação nas aulas de educação física: fatores associados em estudantes de Londrina, Paraná, Brasil

2014; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0102-311x00087413

ISSN

1678-4464

Autores

Diogo Henrique Constantino Coledam, Philippe Fanelli Ferraiol, Raymundo Pires, Júlio Wilson dos Santos, Arli Ramos de Oliveira,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados à prática esportiva e participação nas aulas de educação física. A amostra foi composta por 827 jovens, selecionados em dois estágios e estratificados por região da cidade de Londrina, Paraná, Brasil. Foram analisadas a prática esportiva, participação nas aulas de educação física e variáveis sociodemográficas, comportamentais e ambientais. Os fatores associados à participação nas aulas de educação física foram: sexo masculino, idade (10-13 anos), percepção de atividade física igual ou elevada, prática esportiva, movimentação durante as aulas e realizar aulas na quadra. Para a prática esportiva, os fatores associados foram o sexo masculino, idade (10-13 anos), percepção de atividade física igual/elevada, atividade física (≥ 7horas/semana), participação nas aulas de educação física, possuir ≥ 10 amigos, prática de esportes com amigos e frequência de utilização de lugares para a prática. Esses fatores devem ser considerados nos programas de incentivo à prática esportiva e à participação nas aulas de educação física.

Referência(s)