Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em Enfermagem como feedback de ensino

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1983-14472010000300020

ISSN

1983-1447

Autores

Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Loréa Leite,

Tópico(s)

Patient Safety and Medication Errors

Resumo

O presente trabalho é um estudo teórico e reflexivo que emergiu como um recorte de um estudo de caso com caráter qualitativo, descritivo e participante, referente ao projeto de pesquisa intitulado "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação" do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O objetivo é demonstrar a importância da avaliação das aprendizagens da prática da Simulação como retroalimentação (feedback) ao processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino. A simulação é uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real. Identifica-se a avaliação da aprendizagem como um espaço curricular potencial para a reavaliação do processo ensino-aprendizagem e do planejamento do ensino. A interdisciplinaridade das questões de saúde precisam ser reportadas para o pensar, o sentir e o fazer pedagógico da formação em Enfermagem com a finalidade de direcioná-lo à integralidade, à universalidade em saúde e à formação crítica, reflexiva e autodirigida.

Referência(s)