Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revista de educação física: Ciclo de vida, seção unidade de doutrina e lição de educação física (1932-2002)

2003; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.2664

ISSN

1982-8918

Autores

Amarílio Ferreira Neto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Objetiva elaborar o ciclo de vida da Revista de Educação Física no período de 1932 a 2002; analisar as seções Unidade de Doutrina e Lição de Educação Física, identificando os eixos doutrinários e pedagógicos, e ainda como são prescritos e praticados no Exército e na escola. A orientação teórico-metodológica assume o periódico como objeto e fonte. Os resultados indicam as características do periódico materializadas no ciclo de vida. Os eixos pedagógicos são: continuidade, alternância, graduação, atração e disciplina, que se encontram subordinados aos eixos doutrinários: hierarquia, ordem e disciplina. A Lição de Educação Física é distinta para militares e escolares.

Referência(s)