Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processos de formação de professores artistas-reflexivos de física

2001; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 22; Issue: 74 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302001000100007

ISSN

1678-4626

Autores

Glória Regina Pessôa Campello Queiroz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho utiliza o paradigma do professor artista-reflexivo para investigar a construção do saber docente de professores do ensino médio, em atuação influenciada por fatores múltiplos e interligados, caracterizando uma situação de complexidade. Após conhecer as especificidades do saber em ação de uma equipe de Física em uma escola privada no Rio de Janeiro, foram estabelecidas conexões entre o desenvolvimento profissional dos docentes e a implementação de um projeto inovador em ensino-aprendizagem de Física. Foi importante a integração das literaturas de pesquisa sobre formação de professores e de educação em ciências, para orientar entrevistas que ajudaram a conhecer os caminhos da construção do saber docente dos professores. Análise de categorias das dimensões para os processos de formação do saber docente procura contribuir para discutir a formação inicial de professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX