Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino

2007; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 28; Issue: 100 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302007000300016

ISSN

1678-4626

Autores

Luiz Carlos de Freitas,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Neste estudo faz-se uma crítica às formas de implementar políticas de avaliação baseadas em "responsabilização", em curso no MEC-INEP, bem como se propõe uma forma alternativa de lidar com o problema, baseada em "qualidade negociada" com envolvimento bilateral do Estado e da escola. Propõem-se elementos iniciais para uma política de Estado no campo da avaliação e localiza-se o processo de avaliação institucional da escola como o elo entre a avaliação externa de sistema e a escola e seus profissionais. Alerta-se para o fato de que as políticas de responsabilização unilaterais conduzirão à configuração de escolas para pobres e escolas para ricos, bem como se alerta para o risco de que os sistemas de avaliação externa centralizados na Federação ocultem, em indicadores estatísticos como o IDEB, as dificuldades que as classes populares estão tendo para aprender no interior da escola, legitimando estratégias que somente conduzem ao adiamento da exclusão destas - apesar do discurso da transparência e responsabilidade.

Referência(s)