Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A memória dos idosos em tarefas complexas

2004; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722004000100008

ISSN

1806-9770

Autores

Terezinha de Jesus Cordeiro van Erven, Gerson Américo Janczura,

Tópico(s)

Child and Animal Learning Development

Resumo

Dois experimentos compararam o desempenho de jovens e idosos nos testes de recuperação livre, recuperação com pista extra-lista e recuperação com pista intra-lista. No primeiro experimento, foi avaliada a influência da complexidade da tarefa, do tempo de apresentação dos estímulos e da faixa etária sobre a recuperação livre de palavras apresentadas no contexto de sentenças. No segundo, jovens e idosos foram comparados para verificar os efeitos da complexidade da tarefa, do tipo de teste, do tamanho do conjunto do alvo e da força associativa da pista sobre a memória de palavras no contexto de sentenças do teste de recuperação com pista extra-lista e intra-lista. Os resultados mostraram uma redução na evocação em função do aumento da idade dos participantes. Também indicaram que a magnitude da diferença variou, dependendo do tipo de teste de memória aplicado e da presença de contexto relacionado ao alvo durante a codificação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX