
Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa
2013; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572013000100016
ISSN2175-3539
AutoresJosé Aloyseo Bzuneck, Jucyla Guimarães Peres Megliato, Sueli Édi Rufini,
Tópico(s)Gender and Technology in Education
ResumoO objetivo deste estudo foi identificar relações entre uso de estratégias de aprendizagem e perfis motivacionais de adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática. Responderam ao instrumento de autorrelato com 34 itens, em escala tipo Likert, 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas. Pela análise de clusters identificaram-se quatro perfis combinando escores em desmotivação, motivação autônoma e motivação controlada. Os alunos com pontuação alta em motivação autônoma e controlada e baixa em desmotivação relataram uso de estratégias metacognitivas. O inverso ocorreu entre os alunos com escores altos em desmotivação. Também foram descobertas diferenças em função de gênero. Os resultados foram discutidos em relação à teoria da autodeterminação e extraíram-se implicações educacionais.
Referência(s)