
BURNOUT DOCENTE NO TRABALHO COM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5902/1984686x5007
ISSN1984-686X
AutoresMaria Inês Naujorks, Evandir Bueno Barasuol,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo objetiva identificar a incidencia do Burnout em professores da rede comum de ensino do municipio de Tres de Maio - RS, que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais - NEE incluidos, provenientes da Escola Especial Helen Keller. Sabe-se que ensinar exige conhecimento, pesquisa, competencia profissional e, acima de tudo, querer bem aos educandos, sendo, portanto, uma tarefa extremamente complexa. Percebe-se que essa complexidade tende aumentar a medida que o professor se depara com aquele aluno que “nao aprende”, aluno com necessidades educacionais especiais – NEE -, haja vista tal aluno apresentar limitacoes que dificultam seu processo de aprendizagem. Isto poderia estar levando o docente a se sentir impotente frente as dificuldades do aluno, visto que, inconscientemente, estaria trazendo a tona todo um sofrimento seu, o qual poderia estar vinculado a sua historia academica e/ ou de vida. O desejo de entender de forma mais profunda os sentimentos e emocoes desse professor, que se diz “tocado” ao lidar com alunos com necessidades educacionais especiais, e a necessidade de compreender sua angustia ao interagir, em âmbito de sala de aula, com o aluno com NEE, e que motiva o desenvolvimento desta pesquisa. O texto pretende propor uma discussao a partir de alguns recortes do referencial teorico construido ate o momento, e que apontam para a urgencia de estudos que possibilitem resgatar no professor o desejo de continuar buscando seu ideal com prazer...sem sofrimento... sem desistir. Palavras-chave : Burnout. Professor. Alunos com necessidades educacionais especiais.
Referência(s)