
PDS-E: Em direção a um processo para desenvolvimento de Software Educacional
2005; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2316-6541
AutoresLúcia Maria Martins Giraffa, Sabrina Marczak, Rafael Prikladnicki,
Tópico(s)Software Reliability and Analysis Research
ResumoResumo: Os programas educacionais, conforme a metodologia utilizada pelo professor, podem ser explorados de diferentes formas. Neste sentido, estes ambientes requerem um conjunto de funcionalidades para atender os aspectos pedagogicos, identificados pelos professores especialistas. Como esta tarefa nao e de facil execucao dado o perfil diferenciado da equipe interdisciplinar, faz-se necessario que se utilize uma metodologia para guiar e organizar todo o projeto de desenvolvimento do software. Neste artigo apresenta-se um relato de experiencia em uma disciplina da graduacao da PUCRS no intuito de formalizar as praticas de engenharia de software adotadas para o projeto e desenvolvimento de software educacional, atraves do projeto PDS-E. Abstract: Educational software can be explored in different ways according teachers goals and methodologies. The design of such systems needs to support a great variety of requirements related to educational functionalities. This paper presents PDS-E, a set of Software Engineering practices applied to design educational applications. PDS-E was written to help teachers and others educators to organize and to formalize their ideas concerning the system design, including pedagogical features. It was tested in real situation with teachers from High Schools with different backgrounds.
Referência(s)