
Análise da eficácia do metilfenidato usando a versão abreviada do questionário de conners em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
2004; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 62; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0004-282x2004000100014
ISSN1678-4227
AutoresÊnio Roberto de Andrade, Cláudia Scheuer,
Tópico(s)Infant Development and Preterm Care
ResumoO transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é quadro diagnóstico bastante complexo, de início precoce, com evolução crônica que repercute em diversos contextos. Três a 5% das crianças em idade escolar apresentam esse transtorno. O questionário de Conners vem sendo utilizado como instrumento de levantamento epidemiológico para o TDAH. OBJETIVO: Este estudo visa a utilização deste instrumento para a análise da eficácia do tratamento com metilfenidato em crianças com TDAH. MÉTODO: Foram selecionadas 21 crianças do gênero masculino, com TDAH do tipo combinado, idade cronológica entre sete anos completos a 10 anos e 11 meses e todos foram tratados com metilfenidato. A versão abreviada do questionário de Conners para pais e professores foi aplicada em dois momentos: um antes da medicação e outro entre seis a oito meses após o seu início. RESULTADOS: Obteve-se redução na pontuação no questionário de Conners em todas as crianças com TDAH concomitante à melhora clínica. CONCLUSÃO: Observou-se que o questionário de Conners mostrou-se útil não só como auxílio diagnóstico, mas também como um instrumento de avaliação da eficácia do tratamento do TDAH.
Referência(s)