Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educar para a democracia

2003; Fundação Carlos Chagas; Issue: 119 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742003000200007

ISSN

1980-5314

Autores

Maurício Mogilka,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo tem por preocupação central definir e discutir o conceito de educação democrática. Ele desenvolve a discussão baseando-se nos conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente no pensamento social de John Dewey. Nesse enfoque interacionista, entende-se a educação como um processo circunscrito socialmente e simultaneamente capaz de modificar estruturas, pela formação de novos tipos de subjetividade e pela articulação com as demais lutas sociais. Nesta direção, o artigo procura mostrar de que maneira a educação democrática aponta para experiências de formação nas quais as crianças podem estruturar a sua subjetividade de forma autônoma, sem o uso da coerção.

Referência(s)