Artigo Produção Nacional

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA-PSE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

François Talles Medeiros Rodrigues, Cíntia Raissa Araújo Dantas, José Felix de Brito Júnior, José Carlos Nogueira Nóbrega Júnior, Leônia Nayara Olegário Leite Souza E Silva, Viviane da Silva Vasconcelos, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Dailton Alencar Lucas de Lacerda,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

INTRODUCAO: E de fundamental importância que o atendimento a saude nao fique diretamente vinculado aos hospitais e centros de saude envolvendo a interacao de outros setores da sociedade (SATIAGO et al., 2012), dentre os quais destaca-se o espaco escolar. Instituido em 2007, o Programa Saude na Escola ? PSE tem como objetivo a interacao entre saude e educacao integral de criancas, adolescentes, jovens e adultos da educacao publica brasileira, proporcionando melhoria em sua qualidade de vida (Ministerio da Saude/Ministerio da Educacao, 2014). DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A atividade ocorreu no dia 17 de junho de 2014 com 25 (12F/13M) estudantes entre 7 e 11 anos, com media de 8,68 (DP±1,24), do 5° ano de uma escola de ensino fundamental do municipio de Joao Pessoa/PB, sendo realizada por academicos do curso de Fisioterapia da UFPB, no estagio II ? Saude Coletiva, com o tema orientacao postural. A atividade foi divida em dois momentos: no primeiro momento foi apresentado um material em PowerPoint com figuras e situacoes de desalinhamento corporal, patologias causadas pela ma postura e formas de prevencao; no segundo momento se verificou o peso corporal (Kg), o peso da mochila (Kg) e o tipo de mochila dando os seguintes resultados: em relacao ao peso corporal as criancas tinham em media 26,8Kg (DP±6,62), o peso da mochila 13(52%) alunos carregavam 4kG; quanto ao tipo de bolsas utilizadas 19(76%) alunos utilizavam bolsas de duas alcas, 2(8%) bolsas de uma alca , 2(8%) bolsas com carrinho e 2(8%) levavam o material escolar na mao. Apenas 4(16%) dos alunos carregavam acima do peso indicado de 10% (FERNANDES et al., 2008). Foram dadas orientacoes acerca do modo ideal de transportar o material escolar. IMPACTOS: As medidas de intervencoes tomadas auxiliam na mudanca de maus habitos e posturas inadequadas realizadas nao so pelas criancas, mas tambem por professores, amigos e familiares. CONSIDERACOES FINAIS: A educacao postural possibilita que a crianca crie consciencia do desalinhamento corporal e o corrija. O escolar e um importante interlocutor repassando e aplicando os conhecimentos adquiridos, promovendo mudancas significativas em todo seu contexto social. Salienta-se, assim, o PSE como espaco fertil de educacao em saude.

Referência(s)