
O papel da inteligência competitiva de negócios na indústria farmacêutica: o estudo de caso da ALCON LABS
2011; Revista Inteligência Competitiva; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24883/ric.v1i1.1
ISSN2236-210X
AutoresEvandro Luiz Lopes, Eloisa de Moura Lopes, Benedita Hirene de França Heringer, Alfredo Passos,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoA industria farmaceutica brasileira, com faturamento atingindo a marca de US$ 5,2 bilhoes em 2002, ao longo dos ultimos anos, vem experimentando alteracoes profundas em seu ambiente que contribuiram para acirrar a sua competitividade: a abertura economica e a liberacao dos precos dos medicamentos; a aprovacao da Lei de Patentes em 1996; a criacao da Agencia Nacional de Vigilância Sanitaria (ANVISA) em 1999 e, principalmente, a promulgacao da Lei dos Genericos regulamentada em agosto de 1999. Alem disso, nenhuma empresa isoladamente possui parcela expressiva de mercado, nao sendo forte o suficiente para influenciar de maneira significativa o resultado da industria como um todo. Diante disto, este artigo busca identificar o papel da Inteligencia Competitiva de Negocios na industria farmaceutica brasileira. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na Alcon Labs do Brasil, empresa do segmento quimico-farmaceutico que figura entre as 50 maiores empresas do segmento. Foram identificadas as principais caracteristicas de um modelo de Inteligencia Competitiva de Negocios, o posicionamento do departamento de inteligencia dentro da estrutura empresarial e tambem os resultados que este departamento vem obtendo juntamente com a area comercial da organizacao estudada.
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