Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica

2009; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 62; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672009000300005

ISSN

1984-0446

Autores

Gizelda Monteiro da Silva, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo sobre o Programa de Educação Continuada de um Hospital de Apoio ao Ensino no município de São Paulo, tendo em vista levantar subsídios para seu aprimoramento na perspectiva interdisciplinar. Os dados foram obtidos de entrevista semi-estruturada com as coordenadoras do programa e questionário composto de questões abertas e de múltipla escolha aplicado a 100 enfermeiros do Hospital. Os resultados sugeriram reflexões sobre o desenvolvimento dos processos educativos em enfermagem, identificando desafios a superar pelo grupo. Conclui-se que para fazer da educação dos profissionais de enfermagem um processo permanente, deve-se considerar o trabalho diário como eixo do processo educativo, fonte de conhecimento e objeto de transformação que privilegia participação coletiva e interdisciplinar.

Referência(s)