
UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E CERTIFICAÇÃO ISO 14001 NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n1p165-188
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15600/rau.v13i1.871
ISSN1984-6142
AutoresLineia Jollembeck Lopes, Mário Sacomano Neto, Ana Rita Tiradentes Terra Argoud, João Batista de Camargo, Sílvio Roberto Ignácio Pires,
Tópico(s)Sustainable Supply Chain Management
ResumoA dimensao ambiental na Gestao da Cadeia de Suprimentos pode e deve ser vista como um estimulo a inovacao e alocacao mais efetiva dos recursos empresariais, e nao apenas como uma exigencia para um mero cumprimento regulamentar. E dessa forma que se originou a chamada Green Supply Chain Management (GSCM), que visa auxiliar as empresas e seus parceiros da cadeia na obtencao de seus objetivos competitivos ao mesmo tempo em que foca na reducao dos riscos e dos impactos ambientais. Por sua vez, a industria automobilistica e um setor fundamental para a economia de muitos paises, incluindo o Brasil. Mais recentemente, com a estagnacao nos paises industrializados, a industria automobilistica foi rapidamente reestruturada, tanto em termos dos mercados produtores como de consumidores. Assim, paises como China, Brasil e India surgiram como grandes produtores e consumidores de veiculos. No entanto, as cadeias de suprimentos da industria automobilistica ainda geram significativos impactos ambientais na fabricacao, uso e descarte dos veiculos automotores, os quais provocam impactos sobre a utilizacao de recursos naturais e da poluicao do ambiente. Baseado nesse aspecto, este artigo tem como objetivo principal apresentar um estudo exploratorio e descritivo sobre praticas de GSCM realizado em empresas do setor automobilistico (envolvendo empresas montadoras e de autopecas) no Brasil. O trabalho tambem analisa se as empresas certificadas com a norma ISO 14001 sao mais propensas a adotar as praticas de GSCM no setor automobilistico brasileiro, assim como verificar se a adocao dessas praticas se sustenta na cadeia de suprimentos do setor. Visando o alcance desses objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratoria, descritiva, analitica e quantitativa, do tipo survey. Os questionarios foram enviados para as empresas montadoras e de autopecas utilizando a ferramenta Google Docs. Foram recebidos 77 questionarios respondidos de forma adequada e completa, correspondendo a uma amostra de 15,88% da populacao. Para analise dos resultados foram utilizadas tecnicas de analises univariadas e bivariadas atraves de analises estatisticas descritivas, teste de normalidade de Shapiro-Wilks e testes exatos de Fisher. Como ferramenta para a analise foi utilizado o programa R (R CORE TEAM, 2012). Baseado nos resultados e objetivos da pesquisa verificou-se principalmente que: (1) a Gestao de Residuos e a pratica de GSCM mais adotada pelas empresas filiadas a Associacao Nacional dos Fabricantes de Veiculos Automotores (ANFAVEA) e ao Sindicato Nacional da Industria de Autopecas (SINDIPECAS); (2) ha diferencas significativas na adocao de algumas das praticas de GSCM entre as empresas certificadas ISO 14001 e as empresas nao certificadas e (3) a adocao das praticas de GSCM nao apresenta diferencas significativas nos distintos elos das cadeias de suprimentos do setor automobilistico brasileiro.
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