Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas de educação profissional: referências e perspectivas

2007; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 15; Issue: 55 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362007000200003

ISSN

1809-4465

Autores

Mônica Wermelinger, Maria Helena Machado, Antenor Amâncio Filho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo revisita o processo histórico de construção do modelo de educação profissional de nível médio vigente no Brasil, procurando identificar aspectos que auxiliem na compreensão de questões pertinentes a essa modalidade de ensino. Aborda a dualidade do ensino médio, a associação entre discriminação social e ocupações técnicas, a contenção de demanda ao nível superior de ensino, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, situando a educação profissional na área da saúde nesse contexto. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, além de referenciais, diretrizes e documentos técnicos do Ministério da Educação. O artigo ressalta a importância que o conceito de terminalidade adquiriu nas propostas para a educação profissional, apontando a politecnia como alternativa à formação escolar e profissional, assinalando as peculiaridades da área da saúde que a afastam do modelo de educação profissional de nível médio com caráter de terminalidade.

Referência(s)