
O conhecimento do nome das letras e o desenvolvimento da escrita: evidência de crianças falantes do português
2005; Springer Science+Business Media; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722005000300006
ISSN1678-7153
AutoresCláudia Cardoso‐Martins, Anna Cláudia Eutrópio Batista,
Tópico(s)Writing and Handwriting Education
ResumoCrianças entre 4 e 5 anos de idade foram solicitadas a escrever pares de palavras começando com a mesma letra e o mesmo som consonantal. Para cada par, o nome ou parte do nome da primeira letra podia ser escutado na pronúncia de uma das palavras (Ex.: telefone; limão), mas não da outra (Ex.: tartaruga; laranja). As crianças escreveram a primeira letra corretamente mais freqüentemente para as palavras como telefone do que para as palavras como tartaruga, o que sugere que as crianças utilizam o seu conhecimento do nome das letras para conectar a escrita à fala. As implicações desses resultados para a nossa compreensão do desenvolvimento da escrita pela criança são discutidas. Em particular, o trabalho questiona a interpretação oferecida por Ferreiro para um tipo de escrita observada entre crianças falantes de línguas como o espanhol e o português - a escrita silábica.
Referência(s)