Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722012000100013

ISSN

1806-9770

Autores

Sylvia Regina Carmo Magalhães Senna, Maria Auxiliadora Dessen,

Tópico(s)

Resilience and Mental Health

Resumo

O interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo.

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