Artigo Revisado por pares

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL: KORA:OO. APLICAÇÃO NO BASQUETEBOL

2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Juan Carlos Pérez Morales, Alexandre Santos Anselmo, Pablo Juan Greco,

Tópico(s)

Sports Performance and Training

Resumo

As acoes nos Jogos Esportivos Coletivos (J.E.C.) caracterizam-se pelo apelo a inteligencia solicitando do participante uma adequada capacidade de adaptacao em um ambiente de permanente mudanca (GARGANTA, 1998). As exigencias impostas aos atletas para superarem a instabilidade estrutural fazem com que a capacidade tatica se apoie no conhecimento (declarativo e processual) para a resolucao dos problemas que se defrontam no decorrer de uma partida (GARGANTA, 2002; SOUZA, 2002). O teste KORA validado por Memmert (2002) permite avaliar o conhecimento tatico processual (CTP) no parâmetro: oferecer-se e orientar-se (KORA:O.O). O mesmo consiste em um conjunto de situacoes de jogo de tres contra tres, no qual objetiva-se o transporte da bola sem finalizacao a gol ou cesta. Peritos treinados especificamente com base em uma escala de pontuacao de 0 a 10 pontos, avaliam o comportamento das criancas. A consistencia interna entre avaliadores apresentou um coeficiente alfa > 0,60. O objetivo do presente estudo e a aplicacao do protocolo KORA:OO para jogar com as maos, e verificacao do nivel de CTP no quesito O.O., de criancas pertencentes a equipes de basquetebol participantes dos festivais de mini-basquete organizados pela Federacao Mineira de basquetebol. A amostra compoe-se de 33 criancas, faixa etaria 10 12 anos (n = 33). De acordo com os valores da mediana, pode-se verificar que para criatividade (divergente) o valor obtido foi de dois (2), e para inteligencia (convergente) o valor obtido foi de tres (3). De acordo com esses valores pode-se afirmar que para esta amostra os niveis de desempenho desde o ponto de vista de criatividade e inteligencia tatica foram baixos. Uma das possiveis causas deste baixo desempenho poderia estar relacionada com os processos de ensino aprendizagem treinamento desenvolvidos na pratica da modalidade, o que esta sendo pesquisado em estudos paralelos.

Referência(s)