Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural

2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 28; Issue: 75 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622008000200003

ISSN

1678-7110

Autores

Miriam Cristina Frey de Lira, Luciane Maria Schlindwein,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Neste trabalho discutimos a inclusão do aluno com diferenças visuais considerando suas lembranças escolares. Foram coletados depoimentos orais de três alunos com diferenças visuais matriculados em cursos de graduação com o intuito de compreender como as relações estabelecidas ao longo do percurso escolar podem ter auxiliado esses alunos a vencerem o estigma da exclusão. As análises aqui apresentadas apóiam-se nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, segundo a qual o psiquismo humano se constitui socialmente, trazendo em si a marca da cultura em que o homem está imerso. Os resultados apresentados indicam que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades, que foram sendo superadas na medida em que esses sujeitos passam de uma situação de dependência para uma situação de controle maior sobre suas próprias vidas, com papéis sociais mais definidos e valorizados em suas comunidades.

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