Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Atualidade de O mestre ignorante

2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 82 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302003000100009

ISSN

1678-4626

Autores

Patrice Vermeren, Laurence Cornu, Andrea Benvenuto,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Nesta entrevista, Rancière situa O mestre ignorante no contexto de sua trajetória intelectual e da realidade política, social e acadêmica da França nos anos oitenta. O texto reafirma as principais teses do livro: a ignorância do mestre é a da desigualdade. O princípio, a igualdade, é um axioma a ser verificado. A emancipação supõe um funcionamento igual, universal, das inteligências. A lógica da emancipação nunca trata, em definitivo, senão com relações individuais e ela não é - não pode ser - um sistema escolar, ou uma empreitada cultural. Finalmente, o texto aborda as semelhanças e diferenças entre as concepções de J. Jacotot e Paulo Freire e a atualidade de O mestre ignorante.

Referência(s)