Atualidade de O mestre ignorante
2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 82 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302003000100009
ISSN1678-4626
AutoresPatrice Vermeren, Laurence Cornu, Andrea Benvenuto,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoNesta entrevista, Rancière situa O mestre ignorante no contexto de sua trajetória intelectual e da realidade política, social e acadêmica da França nos anos oitenta. O texto reafirma as principais teses do livro: a ignorância do mestre é a da desigualdade. O princípio, a igualdade, é um axioma a ser verificado. A emancipação supõe um funcionamento igual, universal, das inteligências. A lógica da emancipação nunca trata, em definitivo, senão com relações individuais e ela não é - não pode ser - um sistema escolar, ou uma empreitada cultural. Finalmente, o texto aborda as semelhanças e diferenças entre as concepções de J. Jacotot e Paulo Freire e a atualidade de O mestre ignorante.
Referência(s)